Quem sou eu

Minha foto
A REDE SOCIOASSISTENCIAL DO DISTRITO DE PERUS é composta por um agrupamento de diferentes instâncias com objetivos comuns de: estimular a comunidade de Perus a tornar-se um sujeito de ações cidadãs minimizando o grau de vulnerabilidade local. Somos articuladores, mediadores e multiplicadores, na medida em que detectamos, analisamos e encaminhamos as ações propostas para os recursos disponíveis articulados por representações da rede privada e pública nas áreas: social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, subprefeitura entre outras.

17 de dez. de 2012

Ata da Reunião de Setembro de 2012



MEMÓRIA
REUNIÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DE PERUS – RESAPE


Realizada no dia 26/09/2012, das 9h às 12h, na Comunidade Cultural Quilombaque – Travesa Cambaratiba, 05 – Beco da Cultura
Participantes:Alexandre Gottardo (MSE) / Ivan Silva (MSE) / Dayana Dias Carneiro (Projeto Bem-Me-Quer) / Christian Carlos Nogueira (NPJ) / Sheyla Santana (UBS Recanto) / Clébio Ferreira (Quilombaque) / Eunice Afonso (NCI) / Pedro Luiz Morassutti (CAPS) / Rosilene Augusto (CCA-VilaFanton) / Alessandra Barbosa Valença (CCA-Perus) / Joyce Regina (CRAS) / Dagmar (CRAS) / Janaína Isis (CCA Recanto I) / Vanessa Cristina Santos (MSE) / Selma Menezes de Oliveira (Núcleo de Direitos Humanos) / Andréia da Silva (Núcleo de Direitos Humanos) / Aécio Silva (Igreja Católica) / Ana Clara Souza (GCM) / Luiz Roberto Viegas (GCM) / Bernadete Souza (Guri Santa Marcelina) / Simone Rocha (NCI) / Madalena (Casa Viva) / Maria Cristina Cruz (CCA Caiúba) / Daniela Cassanho (NASF Morro Doce) / Maria de Lourdes Romualdo (Projeto Bem-Me-Quer) / Gisa Teles (Lírios do Vale) / Rosilene Ramos (CCM) / Ana Carolina Castro (SEHAB) / Luziene Brilhante (SASF) / Miriá Ferreira dos Santos (SASF) / Maria Cristina Matos (CEI CEU).
Apresentação dos novos integrantes da RESAPE: O Núcleo de Direitos Humanos se apresentou à Rede, afirmando que a finalidade desse serviço seria de aproximação com a comunidade, recebendo demandas sobre violação de direitos e encaminhá-las ao Poder Executivo para a adoção de políticas públicas. Tais Núcleos existem em todas as 31 Subprefeituras e, por ainda ser um serviço novo, suas atribuições deverão ser alargadas à medida que ele passar a ser conhecido pela população.
O CAPS-Infantil também participou pela primeira vez do encontro. Trabalha com a reabilitação psicossocial, sendo todos os atendimentos em grupo. Possui como uma de suas características trabalhar em rede.
A Guarda Ambiental, vinculada à Guarda Civil Metropolitana, atua no combate aos crimes ambientais, promovendo, inclusive, cursos nas escolas públicas de educação ambiental.

 Aprovação da ata da última reunião: O único ponto controverso da ata dizia respeito às informações trazidas pelas SEHAB, que não definiu as áreas que serão desapropriadas em Perus em razão da expansão das obras do Rodoanel. Nesse sentido, a SEHAB se dispôs a repassar à RESAPE informações mais precisas sobre o assunto na próxima reunião.
Parceria de estágio com a Universidade Presbiteriana Mackenzie:A referida Universidade ficou interessada em ter o Distrito de Perus como mais um campo de atuação para os seus estudantes e profissionais. Para tanto, os Serviços interessados em contar com o suporte da Universidade, através de programas de estágio nas mais diversas áreas (Psicologia, Direito, Pedagogia etc) deveriam entrar em contato com a Diretoria (neumann@mackenzie.br / tel.: 2114-8259).
Formalização Jurídica da RESAPE: Momento que gerou mais polêmica durante o encontro, a proposta de formalização da RESAPE não foi bem recebida pelos integrantes, pois vislumbravam um engessamento da Rede, bem como uma dificuldade de participação dos membros da RESAPE. A fim de contornar melhor a situação, foi sugerido o mesmo mecanismo que ocorre na Rede da Anhanguera quando querem firmar, por exemplo, um convênio com uma Instituição: elege-se uma associação de referência como representante da Rede (no caso, é a União dos Moradores do Parque Anhanguera). Aqui em Perus, uma associação de moradores teria uma legitimidade maior do que qualquer Serviço para representar o Distrito, razão pela qual foi decidido que essas associações seriam convidadas a participar do próximo encontro.

Levantamento das demandas da região:Com exceção do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE), nenhum outro Serviço fez um levantamento de dados das carências apresentadas no bairro. Como esse assunto é de grande relevância, ele será novamente posto em pauta.

Informes: Existe um trabalho de mediação de conflitos na Base Comunitária de Perus em vias de ser implementado que funcionará das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, na R. Ylídio Figueiredo (tel.: 3919-2584). O Quilombaque promoverá um encontro entre os candidatos a vereadores que atuam na região, no dia 28/09, às 19h30.
O próximo encontro da RESAPE acontecerá no dia 31/10, no CRAS (R. Padre Manoel Campello, 40), das 9h às 12h, sendo então organizado pelo Christian (NPJ) e Luziene (SASF).

Relatoria pela Comissão Executiva RESAPE (julho/agosto/setembro 2012)
Alexandre Gottardo e Ivan Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário