Quem sou eu

Minha foto
A REDE SOCIOASSISTENCIAL DO DISTRITO DE PERUS é composta por um agrupamento de diferentes instâncias com objetivos comuns de: estimular a comunidade de Perus a tornar-se um sujeito de ações cidadãs minimizando o grau de vulnerabilidade local. Somos articuladores, mediadores e multiplicadores, na medida em que detectamos, analisamos e encaminhamos as ações propostas para os recursos disponíveis articulados por representações da rede privada e pública nas áreas: social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, subprefeitura entre outras.

18 de set. de 2014

ATA DA REUNIÃO DO DIA 27/08/14


ATA DA REUNIÃO DO DIA 27/08/14

Participantes

Na ocasião, estavam presentes 17 participantes dos serviços socioassistenciais da Região de Perus
Local:  Biblioteca Padre José de Anchieta em 27/08/14, às 9h00.


A reunião iniciou-se com a apresentação dos presentes. Foi realizada a leitura da ata da reunião anterior, não foi necessário realizar correções ou ressalva.

Informamos que, na ultima reunião  foi solicitado um abaixo assinado referente a linha de ônibus 8010, porém não foi realizado, uma vez que não foi informado o itinerário corrente para a confecção do abaixo assinado. Na ocasião, Iva, que havia solicitado o abaixo assinado, não estava para maiores esclarecimento, portanto estamos aguardando os dados na próxima reunião, para dar prosseguimento.

Antonio, do Conselho Tutelar, falou sobre a realização da Conferência Lúdica, informações e divulgação. A data prevista é dia  18/10/14 das 8h as 16h no CEU Perus, porém na ultima  reunião da comissão da Pré conferência,cogitou-se a possibilidade de alteração de data. O público estimado é de 250 crianças e adolescentes, Antonio pediu que os serviços que trabalham com esse público  participem mais, e que, algumas reuniões estão sendo feitas para que as pessoas se manifestem.

No dia haverá oficineiros, porém, isso ficará a cargo da empresa que será contratada através de pregão para organizar o evento. A Anita sugere a confecção de folhetos de divulgação. Foi sugerido, ainda que os atores regionais criem uma agenda de discussão, para assim chegarem mais preparados na conferência.

A maior dificuldade apontada é a falta de fóruns regionais sobre os direitos da criança e do adolescente, pois as discussões nestes fóruns possibilitaria uma preparação para a conferência, e muitos assuntos já estariam sendo discutidos.
Foi proposta a criação de um grupo de discussão da Rede, a primeira reunião ficou agendada para o dia 12/09/14, as 14horas no MSE, Rua Julio Maciel, 336. Foi enviado e-mail da Rede convidando a todos.

A Escola Manoel Bandeira ofereceu seu espaço aos sábados para a realização das discussões dentro do programa “Escola da Família”.
Foi falado sobre o grupo “Perus como território cultural”, as informações sobre esse grupo estão sendo coordenados por Marcio, gestor do CEU Perus.
Nara da UBS Vila Caiuba, relata que estão acontecendo reuniões entre os gestores de unidades de saúde do bairro, pois a população do bairro, conforme seu relato está em torno de 300mil pessoas, os maiores problemas de saúde dessa população são: drogas/álcool e depressão. Estão sendo discutidas formas de trabalhar com essa população, cuja maioria são adolescentes, portanto está sendo feitas discussões para realização de um evento de street dance. A proposta é serem levados esses eventos para cada escola da região, as escolas formariam equipes que depois competiriam entre si. No final seria realizado um grande evento  possivelmente na Praça do Samba, a intenção do grupo é chamar a atenção de forma positiva sobre as questões anteriores.
Também, foi apontado que os eventos/atividades que dão certo e ganham certa visibilidade acabam por receberem mais investimentos, sendo esta a importância de fazer um evento bem pensado e com grande visibilidade.
Voltando a discussão sobre o uso de álcool/drogas, a Escola Manoel Bandeira, relatou que vem trabalhando sobre esse assunto, e destacou a importância de se trabalhar em conjunto com as famílias desses jovens.
A discussão entre todos os participantes após esse assunto foi sobre as diversas formas de abordagem e trabalho possível de ser feito para evitar que os jovens se utilizem de drogas/álcool e com isso rompam seus laços com a escola, a família e a sociedade em geral.

Foi lembrado que no dia 26/09/14 será realizado um encontro com especialistas e profissionais da área, no CEU Parque Anhanguera, sobre a questão da drogadição e suas possíveis abordagens.
A discussão seguiu sobre as práticas e as formas de abordar os jovens sobre questões relativas a sexualidade e ao consumo de drogas. Vários participantes relataram experiências em seus locais de atuação, assim como na sua vida privada.
O representante do MSE relatou e abordou as experiências de seu trabalho e de sua instituição com os jovens atendidos, destacando a importância de pensar a adolescência como um momento de muita polaridade, portanto, se as instituições se opõem e fortalecem essas polarizações o trabalho com esses jovens fica cada vez mais difícil e ineficaz.
Foi relatada várias experiência de abordagens com jovens que participam das MSEs, muitas vezes comentem pequenas infrações e são punidos de forma exemplar. Também, foi destacado a importância de ter uma figura de liderança, o exemplo dado foi o professor de esportes, que com seu exemplo de superação tem um papel de destaque na visão dos jovens atendidos.
Foi discutido o local da próxima reunião, que será da Rede ampliada Perus/Anhanguera,  será realizada no dia 24/09/14 as 9horas, na escola Gavião Peixoto. A pauta principal da próxima reunião será a apresentação do trabalho e do projeto de evento que as UBSs da região estão organizando. A apresentação será feita pela Nara da UBS Vila Caiuba.
Ficou pendente para discussão posterior a formulação de um abaixo-assinado solicitando a mudança ou ampliação da Linha de ônibus 8010.
Ficaram pendentes alterações no MiniGuia da UBS Vila Caiuba e do NCI Perus.
Esta ata foi redigida por Cristiane do Sasf Perus e Maria Elizabeth da Biblioteca Pe. José de Anchieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário