Quem sou eu

Minha foto
A REDE SOCIOASSISTENCIAL DO DISTRITO DE PERUS é composta por um agrupamento de diferentes instâncias com objetivos comuns de: estimular a comunidade de Perus a tornar-se um sujeito de ações cidadãs minimizando o grau de vulnerabilidade local. Somos articuladores, mediadores e multiplicadores, na medida em que detectamos, analisamos e encaminhamos as ações propostas para os recursos disponíveis articulados por representações da rede privada e pública nas áreas: social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, subprefeitura entre outras.

28 de out. de 2014

REUNIÃO DA REDE AMPLIADA PERUS E ANHANGUERA - 24/09/2014


REUNIÃO DA REDE AMPLIADA PERUS E ANHANGUERA
DATA. 24/09/2014
Local. EE Gavião Peixoto.

A reunião foi iniciada com a leitura da ata anterior e apresentação dos participantes.Na ocasião estavam presentes mais de 90 pessoas.
Nara (UBS V. Caiuba) falou sobre o projeto SUSDANCE, com apresentação digital e reforçando a importância de participação de toda a RedePerus.
Ivan do MSE destacou o sucesso da Rede em função da reunião estar sendo realizada em um espaço escolar, sendo que anteriormente as escolas nem participavam. Destaca, também, a importância dos jovens ter um ideal, uma motivação de vida. Alertou que a principal meta de nosso trabalho é criar vínculos, pois falta aos jovens uma referência forte, pois muitos possuem poucos referenciais.
Antonio (Conselho tutelar), fala que de sua história em Perus, e relata que faz 44anos que tem militado, e que no princípio militou em Comunidades Eclesiais de Base.Fala que “quando todos nos unimos em prol da comunidade as coisas começam a dar certo”. Para falar e entender melhor o funcionamento dos conselhos é importante que se participe mais.
Marcia do CCM destaca a importância de estarmos juntos para “fazer acontecer”. Apesar do foco estar na saúde e educação nós também estamos juntos, especialmente, para trabalhar o protagonismo juvenil.
João Antonio da Saúde destacou o entusiasmo da Nara, e a importância da participação da população através dos controles sociais e gestão. E que na saúde isso já é uma realidade. A importância é a promoção da saúde, um direito constitucional, vontade de fazer, todas as secretarias e serviços devem se unificar em prol de projetos visando jovens, especialmente pelo porte da cidade de São Paulo, procurar trazer os jovens à participação.
Márcia, professora do Gavião Peixoto, fala em nome da escola, que esta abraçou o projeto do SusDance, relata que já trabalham com a prevenção de drogas, e que o projeto apresentado vem ao encontro dessa vontade.
Marcelo –CEU Anhanguera fala sobre a participação da Comissão de Drogadição, e que o fato de ter pessoas de várias áreas acaba ajudando a acontecer, e que estão encaminhando para a Comissão a concretização do evento.
Christian pede que cadastrem o e-mail no blog para que assim recebam as atualizações e notícias, uma vez que o mesmo permanecerá ativo, após  a concretização do evento.

A Comissão dos SusDance ficou assim definida:
Márcia – CCM Perus
Cleo – EMEF Philó
Márcia – Guri
Márcia – Gavião Peixoto
Marcelo – CEU Pq. Anhanguera
Saulo – DRE Pirituba
Patrícia – Naranon
Cleide – Supervisão de saúde
Beth – Biblioteca
Nara – UBS V. Caiuba
Anita – CRAS




Foi destacado o exemplo de um jovem que através da dançou mudou totalmente sua trajetória de vida.
Ariana falou sobre a Comissão de drogadição e o evento que foi realizado no dia 26/09, agradece os elogios e cuidados. Falou sobre a violência, especialmente da PM, agradecendo e pedindo para compor junto à Rede para criar um diálogo mais adequado, afirmando que o diálogo é melhor que o combate.
Marcelo destaca que a Comissão de drogadição não foi feita apenas para a realização de um evento, mas se manterá trabalhando e discutindo o assunto, Marcelo informa que mesmo que a pessoa não participe da Comissão que se informe através do site:comissaodrogadicao.wordpress.com e e-mail comissaodrogadicao@gmail.com, caso não tenham se inscrito mandar e-mail para entrar na lista.
Cris falou sobre o avanço da rede, destacando a consolidação da Rede através da  participação  e envolvimento de todos e que continuamos amadurecendo a relação entre os participantes. Destacando que anteriormente, algumas pessoas não se apropriavam que, a sua participação e o que delineava o sucesso ou fracasso da reunião e que as ações tem tido visibilidade.
Antonio do Conselho Tutelar falou sobre a conferência lúdica, estava prevista para 18/10/14, mas por questões específicas está sendo transferida para 08/11/14. Explicou que a Conferência acontece para que saiam projetos e propostas que visam assegurar os direitos das crianças e adolescentes, indo de regionais para municipais, depois estaduais até o nível federal. A principal questão é a estrutura. Complementou explicando que a Conferência acontece em 2 etapas: Lúdica e Convencional, a Convencional trabalha os temas levantados pela lúdica.
Christian lembra do fórum, pois sempre se tentou fazer um fórum e não conseguiram, desta vez foi bem aceito e várias pessoas participaram da reunião realizada no MSE, criando uma comissão permanente para discutir as políticas. O fórum facilita especialmente questões de infraestrutura e articulação.
Nara falou sobre a participação da Comissão pré-conferência, destacando que houve momentos que não aconteceu por falta de articulação, pensa na importância de se fortalecer o movimento e criar independência do CMDCA.
Ariane destaca as questões de ordem prática, como sensibilizar para aumentar a participação, distribuir folders nas escolas com link para a inscrição da Conferência lúdica, disponibilizar o formulário de inscrição para os serviços, assim que tudo se organizar enviar para o Antonio do Conselho tutelar e confirmar data e local. Lembrou, ainda, que a Conferência convencional será no dia 18/11.

A rede Anhanguera sugeriu que o SUSDance fosse ampliado também para a região de Anhanguera.

Informes:

Márcia do CCM – falou sobre o prêmio para igualdade de gênero. Falou também sobre a atividade que Chrops de Perus fará para advogados e estagiário sobre o tema de assédio moral nos meios de transporte.
|Bem-me-quer – falou sobre os cursos de teatro que acontecem as terças-feiras, pela manhã  e tarde, também falou do curso de Ioga e sobre atendimentos de acupuntura.
Sabesp – que haverá um encontro com a comunidade no dia 30/11, às 9horas, no CEU Perus, apresentando o que foi feito na região e o que será feito.
Guri – que ela pode disponibilizar convites para assistir concerto na Sala São Paulo, o telefone dela é 3918.5870.
Saulo da DRE informe sobre o Festival Entretodos, o Festival é organizado por SME e SMDH, informa que é uma mostra competitiva e que os CEUS participam com apresentações entre os dias 03 e 08/11 em horários ainda a serem divulgados.
Suzete do Centro Santa Fé falou sobre o III Encontro de práticas socioculturais
Anita falou sobre a exibição de filmes pelo Quilombaque na Praça Inácia Dias

Próxima reunião será no NCI, Rua Julio Maciel, 336 no dia 29/10.
Pauta para a reunião:
Falar sobre os projetos em andamento
Reunião da Rede ampliada seria em dezembro, porém será recesso das suas redes, então ficaria para março de 2015, é necessário confirmar essa informação.


Ata realizada conjuntamente pelas coordenadoras Cristiane e Beth


Nenhum comentário:

Postar um comentário