Quem sou eu

Minha foto
A REDE SOCIOASSISTENCIAL DO DISTRITO DE PERUS é composta por um agrupamento de diferentes instâncias com objetivos comuns de: estimular a comunidade de Perus a tornar-se um sujeito de ações cidadãs minimizando o grau de vulnerabilidade local. Somos articuladores, mediadores e multiplicadores, na medida em que detectamos, analisamos e encaminhamos as ações propostas para os recursos disponíveis articulados por representações da rede privada e pública nas áreas: social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, subprefeitura entre outras.

6 de mar. de 2014

Ata RESAPE Fevereiro 2014



MEMÓRIA
REUNIÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DE PERUS – RESAPE

Realizada no dia 26/02/2014, das 9h às 12h, no SASF Perus –, a saber: Rua Sales Gomes, 154 – Perus – São Paulo

Participantes:
Christian C. Nogueira (CREAS/NPJ Perus); Cristiane A. Alves Oliveira (SASF Perus); Anita de Mattos (CRAS Perus); Eunice de O. Afonso (NCI Perus); Rosilene Ap. Augusto (CCA Vila Fonton); Elsa Pereira (Instituto Lírios do Vale); Iva Tomaz (Programa Recomeço Família); Valdirene Matos (EE Gavião Peixoto).

Aprovação da Ata da Última Reunião: iniciamos a reunião com a leitura da Ata do mês anterior, a qual necessitou de algumas alterações: Na programação dos encontros ao longo do ano, deve-se ler que no mês de junho haverá reunião em conjunto das duas redes (Perus e Anhanguera). Ainda não definimos a data correta, pois há dúvida quanto aos feriados deste mês.
A ata foi aprovada.

Pauta
A Sra. Cristiana informou que na última reunião (novembro 2013) ficou estabelecido a seguinte pauta para fevereiro:
1 Definir metas para a RESAPE em 2014;
2 Realizar um planejamento;
3 Discutir como participar dos Conselhos Gestores das escolas da região;
4 Pensar sobre a realização de uma Ação de Cidadania na região.

Nova Coordenação: os presentes relataram que na reunião de novembro não foi decidido quem assumiria a coordenação da RESAPE, uma vez que a gestão da Sra. Jandira (Sub-Prefeitura) e da Sra. Margarete (SASF) chegou ao fim neste mês. Sendo assim foi aberta a eleição para a nova coordenação e Christian Nogueira (CREAS/NPJ Perus) e Iva Tomaz (Programa Recomeço Família) assumiram a coordenação dos meses de fevereiro, março e abril.

Apresentação dos participantes: A reunião contou com um número reduzido de participantes, talvez por ter sido a primeira do ano. Mesmo assim, alguns atores novos e importantes marcaram presença, como: a Sra. Valdirene (Vice Diretora da Escola Gavião Peixoto) e a Sra. Iva, Conselheira do Programa Recomeço Família, realizado no CIC Jaraguá.

Encontro temático: Foi apontado que na reunião de novembro o grupo sugeriu que realizássemos novamente um evento temático, como o evento sobre Violência na Escola, realizado no ano de 2013. Entendemos que este primeiro encontro foi muito bom, no entanto podia ter sido melhor divulgado, para termos uma maior participação das escolas por exemplo.
Propomos pensar sobre um novo tema este ano, com um primeiro intuito de realizar este evento no mês de abril, assim como sugerido em novembro.
Alguns presentes apontaram que as dificuldade com Dependência Química não param de crescer em seus serviços. Todos os envolvidos sofrem muito com esta dificuldade e os serviços oferecidos não suprem esta demanda. Assim, pensamos em propor um encontro com a temática da drogadição, todavia mais focados em trabalhos de prevenção do uso de drogas, superação das dificuldades e propostas de intervenções. Todos os presentes concordaram com o tema.
Contudo, a data do evento foi alterada conforme exposto mais a frente.

Conselho Gestor da EE Gavião Peixoto: A Sra. Valdirene informou que no dia 27 de fevereiro, às 18h30min, haverá eleição para a formação do Conselho Gestor da escola. Assim, convidou a todos para participar do evento, buscando se envolver com esta entidade que, segundo informou, tem ficado cada vez mais abandonada pelos pais e comunidade.
A Vice-Diretora relatou que no Conselho são discutidas diversas questões de interesse da escola, como: destinação da verba, questões dos alunos e etc. Pode participar do Conselho pais, alunos maiores de 18 anos, professores e a comunidade em geral. Ela ainda completou que a participação no Conselho é baixa, mas as cobranças por seu trabalho são altas entre os pais e alunos.

A Sra. Valdirene ainda informou que a Escola Gavião tem se articulado para conseguirem mandar um representante nos encontros do NAR-ANON, realizados quinzenalmente no SMSE-MA Perus.

Programa Recomeço: a Sra. Iva informou que é Conselheira do Programa Recomeço Família, do Governo do Estado de São Paulo. Ela expos que os atendimentos às famílias de dependentes químicos estão acontecendo no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Jaraguá. O Programa conta com atendimentos às famílias dos dependentes químicos e encaminhamentos para serviços especializados da região. O acesso para a população é livre e não é necessário encaminhamentos específicos. A equipe do Programa é composta por um Psicólogo e um Conselheiro. Os atendimentos são realizados de terça a sexta-feira, das 14h às 20h e aos sábados das 8h as 14h.

Além do Programa Recomeço, a Sra. Iva informou que o CIC Jaraguá oferece outros serviços, como por exemplo o Poupatempo e o Programa Resgatando Maria (Programa que atende mulheres vítimas de violência doméstica).

Segundo a Sra. Iva, existe um interesse do poder público de instalar um CIC em Perus, mas até o momento o projeto não foi aprovado.

Ação de Cidadania: Falamos do projeto que a RESAPE tem, desde o ano passado, de realizar uma Ação de Cidadania no território de Perus, com oferecimento de diversos serviços para a população. A Sra. Iva verbalizou que há a possibilidade do CIC organizar esta Ação e trazer alguns serviços, como documentação, oferta de emprego e etc. para este evento. Ela se responsabilizou por verificar a disponibilidade do CIC para este ano. Acordamos que como este evento já esta um pouco mais encaminhado, seria importante que ele fosse realizado antes do evento de Drogadição. Assim, ficou pactuado que uma data possível para a Ação de Cidadania poderia ser o dia 12-04-2014 (sábado). Quanto ao local de realização da Ação, foi sugerido o espaço da EE Gavião Peixoto e a Sra. Valdirene ficou de verificar esta questão na escola.
Além dos serviços de aquisição de documentos, oferta de empregos e saúde, foi pensado que é importante também articular ações culturais neste evento.

Quanto ao evento de Drogadição, decidimos que ele poderá acontecer no mês de AGOSTO.

Feira de Artesanato: Aproveitando um outro projeto antigo da RESAPE, o de tentar organizar novamente uma feira de artesanato na região, foi sugerido que durante a Ação de Cidadania fosse expostos os trabalhos das oficinas de arte dos serviços da região e cooperativas de artesãos, como primeiro passo para a retomada da feira.

Estágio de Psicologia da UNIP: Anita informou que a Sra. Renata, do estágio de psicologia da UNIP, entrou em contato com o CRAS Perus para relatar interesse em continuar as atividades neste território. Segundo a Assistente Social Anita, ela relatou que levaria esta questão para discussão na RESAPE e depois lhe daria uma resposta.
Pontuamos que o estágio é sim muito importante para a região, uma vez que os serviços de psicologia do território são inexistentes ou insuficientes. No entanto, a RESAPE deseja receber um retorno de como foi esta atividade no ano de 2013, pois não sabemos como as coisas se deram. Outra falha apontada foi no que se refere ao acompanhamento da Rede nos estágios, pois ninguém conseguiu se organizar para monitorar a atividade.
Em relação ao espaço de realização do estágio também foi ponderado que a população tem dificuldades em acessar a Paróquia São José.
Contudo, a Vice-Diretora da EE Gavião destacou que, se for possível, há interesse da escola receber este estágio em seu espaço, como parte das atividades do Programa Escola da Família, que funciona aos fins de semana.
Acordamos que iremos entrar em contato com a Sra. Renata para propor o retorno do estágio para Perus e ao mesmo tempo a Sra. Valdirene ficou de confirmar a possibilidade da EE Gavião receber este estágio em seu espaço.

Informes: Haverá uma Mobilização de Carnaval de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no próximo dia 28-02-2014. A ação será realizada pelo CREAS/NPJ Perus em parceria com serviços da região. Rua Argélia, 01 – Recanto dos Humildes, das 10h as 15h.

Próxima reunião: A próxima reunião será em conjunto com a Rede Anhanguera no dia 26/03/2014 às 9h no espaço do CRAS Perus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário