Quem sou eu

Minha foto
A REDE SOCIOASSISTENCIAL DO DISTRITO DE PERUS é composta por um agrupamento de diferentes instâncias com objetivos comuns de: estimular a comunidade de Perus a tornar-se um sujeito de ações cidadãs minimizando o grau de vulnerabilidade local. Somos articuladores, mediadores e multiplicadores, na medida em que detectamos, analisamos e encaminhamos as ações propostas para os recursos disponíveis articulados por representações da rede privada e pública nas áreas: social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, subprefeitura entre outras.

14 de mai. de 2014

Ata Reunião Abril 2014



MEMÓRIA
REUNIÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DE PERUS – RESAPE

Realizada no dia 30/04/2014, das 9h às 12h, no SMSE-MA Perus –, a saber: Rua Julio Maciel, 336 – Perus – São Paulo

Participantes:
Christian C. Nogueira (CREAS/NPJ Perus); Marcia Victriano (CCM Perus); Luziene Brilhante (SASF Perus); Thaís Silva (EMEF Recanto dos Humildes); Wilma Silva (Projeto Bem Me Quer); Iva Tomaz (Programa Recomeço Família); Tatiane Lima (CCA Vila Inácio); Marina Silva (CCA Recanto dos Humildes II); Rosimeire Reis (NCI Perus); Marcia Alves (SMSE-MA Perus); Dagmar Camargo (CRAS Perus); Clélia Santos (SMSE-MA Perus) e Ivan Pinto (SMSE-MA Perus).

Ata da Última Reunião: foi explicado por Christian que a Ata da última reunião (reunião conjunta das duas redes) ainda não foi disponibilizada e que em breve isto irá ocorrer.

Pauta
Christian lembrou que uma das pautas para esta reunião é a eleição da nova coordenação da rede, uma vez que está é o terceiro encontro coordenado pela atual comissão.
Marcia do CCM ainda destacou que solicitou pauta através de relatório encaminhado à Rede Perus, pedindo para poder discutir na rede a atual situação que o CCM enfrenta com as pessoas em situação de rua na frente do serviço. Assim, a pauta para a reunião ficou assim estabelecida:
1 Retorno da Comissão de Violência;
2 Retorno da Comissão do Estágio da UNIP;
3 Situação do CCM;
4 Eleição da nova Coordenação RESAPE.

Apresentações: nos apresentamos uns aos outros e demos as boas vindas aos novos integrantes da RESAPE.

Nova Coordenação: Marcia, do CCM, destacou que teria que sair antes do término da reunião e por isso se adiantou oferecendo-se para compor a nova Coordenação da RESAPE. Mais tarde Thais, da EMEF Recanto dos Humildes, também aceitou coordenar a RESAPE pelos próximos três meses.
Assim a coordenação da RESAPE nos meses de Maio, Junho e Julho será de responsabilidade de Marcia R. Victriano (CCM Perus) e Thaís Susana C. da Sivla (EMEF Recanto dos Humildes).

Situação do CCM Perus: Marcia do CCM continuou atualizando as informações sobre as pessoas que estão em situação de rua na frente do serviço. Segundo relatou, o CCM elaborou relatório da situação e encaminhou a diversos órgãos, entre eles: SEAS, Subprefeitura, CREAS e RESAPE (relatório consta na pasta da Rede).
Ela informou que o número de munícipes tem aumentado e que diversas pessoas que não moram ali também frequentam a região. O tráfico é constante e sem pudor.
Esta situação tem afastado cada vez mais as usuárias do CCM por medo, animais como ratos e baratas têm invadido o serviço por conta do acumulo de lixo e a violência tem se tornado cada vez mais forte, tendo inclusive acontecido um assassinato bem na porta do serviço
Segundo Marica, foi tentado diversas articulações com a Subprefeitura, tentando trazer o Programa de Braços Abertos para este território, mas até o momento nada foi feito.

- Iva falou do Programa Recomeço, que pode ser um auxilio para as famílias daqueles usuários;
- Verificou-se que é urgente saber em que pé que anda a implantação do CAPS ad em Perus;
- É preciso também se aproximar dos munícipes que ali estão. Marcia relatou que eles ainda respeitam alguns pedidos do CCM, mas como não estão ali somente moradores, muitas vezes este pedido não é atendido e o lixo se acumula na porta;
- Iva informou que existe um grupo de NA no CIC Jaragua e também um grupo de Narcóticos na Igreja Católica em Perus. Ela irá tentar falar como Sr. Sergio – Coordenador de Políticas de Álcool e outras Drogas do Estado de São Paulo sobre esta situação;
- O intuito, segundo Marcia, é a Rede – uma vez entendo esta demanda como sua – tentar provocar reuniões de capacitação e intervenções nesta temática;
- Ivan SMSE-MA falou da importância de ocupar aquele espaço, pois ele está ocioso, ocupar com arte, criatividade e principalmente atividades realizadas por adolescentes. Para isso é necessário fazer parceria com ONG’s que trabalham com adolescentes;
- Ivan também comunicou a intenção de realiza uma intervenção na cidade: o Projeto “Ocupe a rua antes que a Copa ocupe”. Projeto que visa promover intervenções de registro de poesias, desenhos e arte pelas ruas dos bairros;
- Ivan levantou a importância de se apropriar da história daqueles usuários, para poder ajudá-los;
- Foi definido que a RESAPE irá fomentar uma reunião com vários parceiros para discussão deste assunto. A ideia é que estes serviços, cada um com sua potencia, possam agir falando a mesma língua, através de ações articuladas, para oferecer alternativas eficazes para aquela população.

- Rose do NCI ficou de fazer contato com a Igreja de Deus no Brasil;
- Marcia irá falar com a Igreja São José;
- Wilma Silva fará contato com outras igrejas católicas e com o Projeto “É de lei” ;
- A EMEF Recanto pode levar alunos para a ocupação.

A reunião para esta discussão será realizada na próxima reunião da RESAPE no dia 28/05/2014 no CRAS Perus

Comissão de Violênca: A Comissão de Violência trouxe a resposta dos encontros que eles promoveram ao longo deste mês. Segundo Ivan do SMSE-MA Perus no da 16-05-2014 haverá um encontro para a discussão desta temática. Este será o primeiro de uma série de eventos de que buscará abordar esta temática neste território. O tema deste primeiro encontro será “Violência e Valores – Substituições de paixões: o ter pelo ser”. A ideia é abordar a violência em um contexto geral, identificando-a como um sintoma, ocasionado por muitas coisas a priore.
- o evento será dirigido somente aos profissionais dos serviços do território;
- será disponibilizado certificado de participação;
- o esquema de alimentação ficou dividido da seguinte forma: Rede Perus ficou responsável por levar doces e sucos; Rede Anhanguera levará salgado e suco e Centro Santa Fé fornecerá frutas;
- a Comissão elaborará o convite e a programação do evento e enviará por email;
- uma última reunião está prevista para o dia 12/05;
O evento será no dia 16/05 das 8h30 às 12h. Os palestrantes serão Ivan Silva Pinto (SMSE-MA Perus) e Bruno Pastore (Arte-Educador Projeto Quixote).

Comissão Estágio UNIP: Christian informou que a Comissão de Estágio da UNIP se reuniu com a Professora Renata e foram acertados os detalhes da realização do estágio neste território.
O estágio já está acontecendo em três modalidades: plantão psicológico; psicoterapia familiar e grupos e comunidades, com a ressalva de que o estágio de grupos e comunidades exige um estudo prévio da demanda, que será realizado neste primeiro semestre, sendo previsto seu inicio no próximo semestre. Os atendimentos estão sendo realizados na Escola Gavião Peixoto em Perus e no CEU Anhanguera no Distrito do Anhanguera. Cada espaço tem um responsável por acompanhar estes alunos que têm que assinar uma lista de presença no local. Lista que contém os telefones dos estagiários e de seus supervisores caso seja necessário contato. Os atendimentos são aos sábados das 10h as 15h.

Informes:
- Jiu Jitsu no SMSE-MA
Ivan do MSE informou que o serviço está oferecendo a toda a população de Perus aulas de Jiu Jitsu grátis. Segundo informou, o professor da oficina recente do serviço deseja que as aulas estejam cheias.
Horário: Segundas-feiras das 14h às 17h
Público alvo: a partir dos 7 anos.

- Oficina de Música no SMSE-MA
Ainda no MSE acontece outra oficina aberta à comunidade, a oficina de música/percussão.
Horário: quintas-feiras das 14h às 17h.

- Teatro e Dança no Projeto Bem-Me-Quer
Wilma Silva informou que o Projeto Bem-Me-Quer oferece oficina de teatro e dança para todas as idades.
Horário: Terças-feiras das 9h30min às 11h30min

- Capoeira na EMEF Recanto
Thaís Silva relatou que na EMEF Recanto dos Humildes, todas as quintas-feiras a partir das 19h tem aula de Capoeira gratuita para todas as idades. Aberto a toda a comunidade.
Ela ainda completou que o professor está tentando se articular para promover aulas aos finais de semana.

- Vagas de Emprego
Ivan trouxe um folheto com informações de vaga de Operador de Telemarketing em uma empresa em Perus. A empresa está contratando pessoas a partir dos 17 anos com salário de R$640,00 mais benefícios.

Próxima reunião: A próxima reunião no dia 28/04/2014 às 9h no espaço do CRAS Perus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário