Quem sou eu

Minha foto
A REDE SOCIOASSISTENCIAL DO DISTRITO DE PERUS é composta por um agrupamento de diferentes instâncias com objetivos comuns de: estimular a comunidade de Perus a tornar-se um sujeito de ações cidadãs minimizando o grau de vulnerabilidade local. Somos articuladores, mediadores e multiplicadores, na medida em que detectamos, analisamos e encaminhamos as ações propostas para os recursos disponíveis articulados por representações da rede privada e pública nas áreas: social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, subprefeitura entre outras.

14 de mai. de 2014

Ata Reunião Ampliada Março 2014















MEMÓRIA
REUNIÃO AMPLIADA DAS REDES DE PERUS E ANHANGUERA

Realizada no dia 26/03/2014, das 9h às 12h, no CRAS Perus –, a saber: Rua Padre Manuel Campello, 40 – Perus – São Paulo

Participantes:
Christian C. Nogueira (CREAS/NPJ Perus); Iva Tomaz (Programa Recomeço Família); Atevir Nogueira (SAICA Doce Lar V); Marcia Alves (SMSE-MA Perus);
Clélia Santos (SMSE-MA Perus); Reginaldo (SABESP); Maria de Lourdes Galvão dos Santos (EE Zoraide de Campos); Maria Cristine Cruz (CCA Vila Caiuba); Ana Paula dos Santos de Jesus (CJ Perus); Danielle Facri (CCA Perus); Rosilene Ap. Augusto (CCA Vila Fonton); Sueli L. R. Pinheiro (CCA Sol Nascente); Valdirene Matos (EE Gavião Peixoto); Cristiane A. A. Oliveira (SASF Perus); Barbara Durães Gomes (CCA Recanto dos Humildes I); Antonio C. Ferreira (Conselho Tutelar Perus e Anhanguera); Marina Calvano Silva (CCA Recanto dos Humildes II); Lelia R. Rodrigues (CEU Anhanguera); Cida Guerra (CCA Jd Britania); Leni Santarosa (CCA Filhos da Terra); Agnalda Ap. B. D. Viela (CCA Jaraguá); Claudia Cristina Souza (UBS Recanto dos Humildes); Simone de Assis Moreira (Projeto Bem-Me-Quer); Clariani da Silva Assis (EMEF Badra); Rosa Maria Tomé Telis (SAS Perus); Alcilene Nery (Centro Santa Fé); Natália G. S. Leite de Barros (Centro Santa Fé); Aline Pantoja (CRAS Anhanguera); Dagmar Camargo (CRAS Perus); Adeli S. de França (CREAS Perus); Joyce Sousa (NAISPD); Marcia Victriano (CCM Perus); Rosilene R. Ramos (CCM Perus); Renata Capeli S. Andrade (UNIP); Sashenica Meza Mosqueira (CPA UNIP).

Apresentação: iniciamos a reunião realizando uma breve apresentação de cada participante.

Comunicado: Reginaldo da SABESP comunicou que haverá falta de água na região do Morro Doce este mês, devido a uma intervenção que está sendo realizada no território.
Ele ainda informou sobre o Curso de Hidráulica que irá ser fornecido pela instituição gratuitamente.

Leitura da Ata da Rede Perus: realizamos a leitura da última reunião da Rede de Perus, de fevereiro, e nada foi modificado.

Leitura da Ata da Rede Anhanguera: também realizamos a leitura da Ata da Rede Anhanguera e de novo não foram sugeridas modificações.

Proposta de evento de violência: a leitura da Ata da Rede Anhanguera apontou para a realização de um evento que contemplasse o tema da violência no território. A ideia era de começar com um trabalho dentro das escolas, iniciando com a Escola Gusmão.
- Clélia do MSE informou que a Rede Anhanguera tem se aproximado das escolas; no entanto foi ponderado que para a Rede propor trabalhos nas escolas ela precisa ter uma cara.
Clariani da Silva Assis (EMEF Badra) informou que as escolas municipais têm sim espaço de HTPC e que o tema violência já é abordado nas escolas.
- Christian completou que a Rede Perus também discutiu a continuidade do evento do ano passado, onde abordamos a temática da violência em uma palestra no CEU Perus, mas neste ano havíamos pensado que o tema pudesse talvez levantar a questão das Drogas.
- Contudo, a plenária discutiu e apontou a necessidade de realizar ações além de palestras, tentando elaborar intervenções práticas, que talvez pudessem nascer a partir de parceria com as escolas da região.

Comissão de Violência: devido à complexidade das propostas de intervenção foi apontado a necessidade de levantar uma Comissão que pudesse discutir mais profundamente estas questões, pois é preciso definir melhor o que se pretende com este evento e quais temas serão levantados, uma vez que violência e drogas são campos muito amplos e difusos.
Como integrantes da Comissão de violência foram voluntários as seguintes pessoas:
Iva Tomaz (Programa Recomeço Família);
Claudia Cristina Souza (UBS Recanto dos Humildes);
Dagmar Camargo (CRAS Perus);
Adeli S. de França (CREAS Perus);
Valdirene Matos (EE Gavião Peixoto);
Marcia Victriano (CCM Perus);
Aline Pantoja (CRAS Anhanguera);
Clélia Santos (SMSE-MA Perus);
Antonio C. Ferreira (Conselho Tutelar Perus e Anhanguera);
Lelia R. Rodrigues (CEU Anhanguera);
Cida Guerra (CCA Jd Britania); - Claudi

Blog Rede Perus: Christian lembrou que o Blog da Rede Perus tem sido atualizado e pode ser acessado por todos através do endereço: http://www.redeperus.blogspot.com.br

Site Rede Anhanguera: Clelia informou que o site da Rede Anhanguera também contempla informações importantes, como o guia de serviços do território. Ele pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://www.redeanhanguera.wordpress.com.

Saúde Mental: foi apontada a dificuldade em se conseguir atenção em saúde mental na região, pois o AESM Casa Viva está sem médico Psiquiatra.

Usuários de Crack na porta do CCM: Marcia do CCM apontou que os usuários de Crack que estão em situação de rua na porta do serviço têm almentado.

Estágio da UNIP: Lelia do CEU Anhanguera informou que recebeu ligação da Professora Sasha da UNIP relatando que o estágio dos alunos começaria já no próximo sábado. Adeli do CREAS relatou que a Professora Renata da UNIP ligou e confirmou que elas estariam presentes nesta reunião. As professoras chegaram já quase no final da reunião.
Natália do Centro Santa Fé, relatou que o estágio não poderia começar assim de qualquer forma, sem sabermos o que de fato eles querem nos oferecer.

Comissão Estágio UNIP: devido à complexidade do assunto e o adiantar da hora, não havendo tempo para uma discussão satisfatória, foi sugerido a elaboração de uma comissão que tratasse deste assunto. As seguintes pessoas foram voluntárias:
Christian C. Nogueira (CREAS/NPJ Perus);
Natália G. S. Leite de Barros (Centro Santa Fé);
Valdirene Matos (EE Gavião Peixoto);
Maria de Lourdes Galvão dos Santos (EE Zoraide de Campos);

E-mail das professoras:
sashenkameza@gmail.com
rcapeli@uol.com.br

Informes:
- CEU Anhanguera informou que haverá eleição para o Conselho Gestor
Dia 18 a 31/03 – período de inscrição
Dia 02/04 – votação para as pessoas internas
Dia 04/04 – votação funcionários e alunos

- Foi informado que toda última sexta do mês acontece a Reunião de Território da Educação.

Próxima reunião: A próxima reunião no dia 30/04/2014 às 9h no espaço do SMSE-MA Perus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário